quinta-feira, 30 de maio de 2013

O professor que mudou minha vida

Mais uma vez irei mato adentro, na direção da verdadeira civilização. As perguntas voltarão, junto comigo, no final de maio. Quarenta e cinco anos em sala de aula me dão o direito de um pequeno descanso. Porém, minha alma de professor sempre continuará na ativa. Um acontecimento, uma paisagem, uma placa no caminho, um letreiro no bar da estrada... Tornam-se muitas vezes exemplos para a discussão didática sobre a comunicação nas empresas.

Aliás, minha vida é - foi e será - uma grande viagem. Muitas retas, divertidas curvas; porém e principalmente, guinadas fantásticas. Sem medo ou arrependimento. Quem já esteve em sala comigo, ou leu textos deste blog ou do meu site, sabe da primeira grande guinada da minha vida: a mudança do “ódio à Língua Portuguesa” para “o trabalho com redação em sala de aula”.

Devo isso a um professor fantástico. Ele, como eu, não entendia como pode um aluno achar Física ou Química mais fácil do que Português - conhecimento que pratica desde que pronunciou as primeiras palavras. A resposta está no desvio do foco. São tantas classificações a guardar que a construção do texto e o raciocínio lógico são deixados de lado. Prevalece a decoreba, ignora-se a compreensão.

Era 1965, Rua Haddock Lobo, Tijuca. Vinte e seis alunos magnetizados pela dinâmica, pela facilidade de comunicação de um professor fora do seu tempo. Anos luz à frente do convencional. E ele, Paulo de Tarso, um empolgado e empolgante professor de curso preparatório para concursos, abriu meus olhos e meu coração. O cara me mostrou a outra face, o lado simples da nossa Língua. Essa lição eu aprendi, e tento fazer com que meus alunos também descubram que escrever pode ser um prazer.  

Nos últimos treze anos, em todas as turmas que tive, o último dia de aula termina com uma pequena história em que agradeço a essa figura incrível, que mudou a minha vida. Portanto, já pronunciei seu nome mais de 200 vezes, todos os anos, todos os meses.

E é pouco, falarei sempre. Por isso, quis registrar esta pequena homenagem: um texto cheio de gratidão e saudade. Faz alguns anos que vi Paulo. Gostaria de vê-lo novamente. Se alguém tiver notícias...

Posso não vê-lo, Paulo de Tarso, mas sei onde está. Onde sempre esteve... No meu coração.
                                                                                                                                                           Gerson Jorge

33 comentários:

Anônimo disse...

Um professor pode marcar um aluno para toda a vida, tanto para o bem como para o mal. Uma palavra, gestos,comentário, as vezes tornam-se irreversíveis. Acredito que muitos professores não têm ideia dessa dimensão. Por isso antes de ir para a sala de aula vale a reflexão: que marcas eu quero deixar para o meu aluno?

Unknown disse...

O Professor PAULO DE TARSO,a quem eu tb muito devo, mora na Tijuca, Rua Saboia Lima, e acho q ainda dá aulas particulares em sua residência.O melhor Professor já conheci em toda a minha vida. Pessoa carismática e de um conhecimento q parece não ter fim.Envio-lhe sempre, à distância, muitas vibrações de amor e carinho!

Unknown disse...

Grande Paulo de Tarso, quantos lhe devem? Milhares. Quem tem notícias desse símbolo?

ana disse...

Grande Paulo de Tarso. Fui aluna dele em 1970 para o concurso de técnico em tributação. Devo a ele ter passado, devo a ele uma boa parte da minha vida.

Anônimo disse...

Desnecessário apontar esta autoria.
Simplesmente, e tenho certeza do que afirmarei, faço uso desta mensagem para registrar o que “outros tantos” fariam se tivessem a mesma oportunidade: reafirmar que, de fato, mudou nossas vidas.
Sou um dos privilegiados, e porque não dizer, congratulados, por ter em meus aprendizados figura tão capaz e eficaz na transmissão do saber.
Não só estudávamos as matérias, aprendíamos a como estudá-las, sem decorebas irritáveis, esquecíveis...
1979. A nossa expectativa era a de um “cursinho” na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, RJ... mais um cursinho..., que com muito esforço das nossas partes, talvez amenizaria a luta que seria concorrer contra os “filhinhos de papai”, alicerçados pelos bolsos desde quando largaram as fraldas.
E à nossa frente e do tempo, lá estava o Professor Paulo de Tarso, de ladainhas matemáticas, repetidas insistentemente, em todo o início de aula, enquanto os ainda poucos atrasados chegavam. Divertido, com exemplos objetivos e práticos, com contas de ponta-cabeça, aprendíamos sem nem saber que assim estávamos. Era cedo... sem sequer dar um bocejo... queríamos mais..., ele gostava de ensinar. Claro, sabia o que falava, como falava e para quem.
Para minha surpresa, em particular, ao receber o telegrama de convocação, percebi que não concorri contra e, sim, com os “filhinhos de papai”. E ganhei. E foi Ele... foi Ele que me deu as ferramentas.
Poderia ainda me estender, decerto não faltaria o que falar, mas, um certo Professor me ensinou um dia..., que devemos ser objetivos em nossa redação para não nos tornarmos cansativos.
Eu e os “outros tantos”.

themistocles disse...

Paulo de Tarso, o melhor professor da minha existência, anos a frente, o melhor que orientou uma infinidades de concurseiros e na sua maioria foram aprovados. Suas folhinhas versavam um mix de matérias, de estatísticas, economia, contabilidade societaria, de custos, análise de balanço, direito civil, e outras. Formidável, obrigado Paulo, graças ao amigo e professor fui aprovado em vários concursos de nível superior. Descance ao lado do jardim.

Unknown disse...

Quando ainda estava no ensino médio, por volta de 2009 ou 2008, o prof. Paulo de Tarso permitiu, a pedido do meu pai, que eu frequentasse seu curso preparatório ali na Tijuca, na Conde de Bonfim, sem pagar absolutamente nada. Comovido com a situação financeira da minha família, este magnífico professor me acolheu e, de diversas formas, marcou aquele momento da minha vida. Uma pessoa inesquecível por toda sabedoria, habilidade e humor com que conduzia suas aulas. Como muitos aqui, também devo muito ao nosso saudoso Prof. Paulo de Tarso. Não segui no ramo "concurseiro", mas tenho certeza que ter passado por aquelas aulas me ajudou muito a trilhar o caminho que estou seguindo. Como esquecer desse
gesto? Como esquecer das suas aulas? Daqueles dias em que saía da escola, ia pro curso de francês e depois, à noite,já bem cansada,me dirigia até a Conde de Bonfim para aprender sobre praticamente tudo: política, futebol, música, matemática, língua portuguesa, direito... ? Sempre o ajudava a subir e descer a escadas, antes e depois das aulas. Muitas são as memórias e infinita a minha gratidão. Obrigada, mestre.

Jussara Reis disse...

Fui aluna do professor Paulo de Tarso. Seria muito bom se minha filha pudesse se preparar com o professor...
Meu e-mail jreisgomes18@gmail.com .
Espero receber contato favorável!
Obrigada!

Josimar Brito disse...



Tenho um filho recém formado em engenharia de materiais pela universidade de Sao Carlos-SP, com as dificuldades de se obter emprego ele esta se preparando para o concurso do Bacen que nem o Edital saiu, falo sempre com ele sobre o Paulo de Tarso com quem me preparei e passei para Auditor da Receita federal ,serei eternamente grato a esse grande mestre não so por seus ensinamentos mas principalmente por sua generosidade.

Unknown disse...

Hj passeando com meu cachorro pela Saboia Lima, onde ele mora, soube que ele faleceu no ano passado (2018), aos 87 anos de idade.
Saudades de suas aulas. Grande mestre. Mudou a vida de milhares de pessoas.

Unknown disse...

Triste. Agradeço por ter sido aluna dele. Um gênio. 🙏

Unknown disse...

Disse tudo.

Unknown disse...

Verdade que o grande mestre faleceu? Ele já deveria estar bem velhinho... mas Deus que capacidade! Assim como todos acima fui aluna dele na Conde de Bonfim, cujo espaço parece que pertencia a um Centro Espírita! Meu Deus quanta sdds! Ele teve um filho chamado Paulinho do casamento com a Rosaninha, é se não me engano tbm teve o Pedrinho como filho, mas aí já não me lembro mais se foi do casamento com a Rosaninha, q se não me engano era fiscal de ISS do Rio de Janeiro.
Há anos que não via o saudoso mestre...absolutamente genial! É como todos já disseram, era um educador a frente do seu tempo! Lembro quando ele dizia que o Brasil iria perder a Amazônia! A Lei 6732- lei das Sociedades por Ações, que nem sei se ainda está em vigor, aprendi com ele!
Qta sdds Meu Deus! Há dois anos me aposentei no Serviço Público Federal. Graças a Deus me aposentei muito bem. Tudo graças ao grande mestre Paulo de Tarso Carvalho. Lembro tbm quando ele citava a figura do pai dele, ministro da Fazenda do governo Vargas. Enfim são muitas lembranças...
Amigos, alguém sabe a data exata de seu falecimento? Causa mortis?
Se alguém puder responder...
Descanse em paz mestre. Eternamente em nossos corações!

Anônimo disse...

Vovô lembrou das ladainhas lendo os comentários...disse que ele era muito bom, divertido... a aula não era chata...ninguém dormia na aula dele... Disse que ele dava aula de tudo e escrevia os materiais

Unknown disse...

Vc saberia dizer se ele ainda está vivo e ainda mora no mesmo endereço. Gostaria mto de poder ter contato é agradecer todo carinho e atenção q ele sempre teve com os aluninhos e aluninhos, se puder agradeço muito bjs

Unknown disse...

Com pesar recebi essa notícia uma perda lastimável. Grande mestre.

Unknown disse...

Alguém tem alguma foto dele?

Anônimo disse...

Inesquecível professor.Incentivador,um gênio,generoso.Aprendia além de contabilidade,matemática, física, química, sobrevida bem vivida,sobre histórias mirabolantes,de fazer rir ,gargalhar e memorizar suas misturadas e atléticas folhinhas de estudo( tenho até hoje!!).Obrigada, Professor.Chegava exausta mas vc acendia a chama do saber e da luta.
Nos dê sempre forças aí do alto p continuar na luta...Grata,grata,grata pela sua existência sagrada🙌🙏❤

Anônimo disse...

Um símbolo, um ícone, um guerreiro e um grande professor entusiasta e admirável. Meu ídolo eterno.

Anônimo disse...

Grata sempre vc me orientou muitíssimo com ensinamentos didáticos morais espirituais... a certeza que seu espírito muito evoluido

Anônimo disse...

Nosso querido já está em outro plano há tempo

Anônimo disse...

Professor Gerson Jorge, me unindo a você nessa bela homenagem ao inesquecível Professor Paulo de Tarso! No dia de hoje, parabéns aos dois, e a todos aqueles que mudaram o rumo de uma nação!😍

Anônimo disse...

O prof. Paulo de Tarso era unico... Partiu em meados de 2013... ele era um gênio...fui sua aluna e também mudou minha vida!

Anônimo disse...

Um.genio assim não parte... descansa!

Anônimo disse...

Devo ao professor Paulo de Tarso, com suas aulas e ladainhas, meu ingresso no Banco do Brasil em 1980. Um exemplo de pessoa humana. Saudades, mestre.

Anônimo disse...

Nunca esqueci o Prof Paulo de Tarso, uma vez ele usou uma varinha de metal para bater nas carteiras e disse. Aluninho tem que aprender a fazer prova com ruído externo. Em um dos concursos que prestei havia pessoas trabalhando na rua com uma britadeira ....thanks Paulo.

rdegari disse...

Grande texto e merecida homenagem. Também fui aluna dele e a quem agradeço a aprovação num concurso público. Figura ímpar, impagável, inesquecível. Estará divertindo os anjos certamente. Saudades.

Anônimo disse...

Pedrinho, com a esposa Ana.
Ele colocava a foto do Pedrinho bebê nas folhinhas de aula.

Anônimo disse...

Paulo de Tarso nunca será esquecido, deixou inúmeros alunos que sempre lembrarão dele com carinho. Quando estacionava aquele MP Lafer em um domingo de manhã na Conde de Bomfim, parecia uma " celebridade". Ele possibilitou que pessoas estudiosas mas oriundas de classes menos favorecidas conseguissem ascensão social por meio de concursos públicos . Deviamos formar um grupo de ex alunos do Paulo para trocar experiencias e lembranças.

Anônimo disse...

Fui aluno do prof. Paulo de Tarso Carvalho em 1989/1990, na Tijuca. Uma didática incrível, um vasto e profundo conhecimento nas seguintes áreas: português, matemática, contabilidade, direito tributário, direito constitucional. Um senso de humor fantástico. Dava aulas praticamente o dia todo sem demonstrar cansaço. Graças a Deus, a meus pais, ao prof. Paulo de Tarso e ao meu esforço passei em segundo lugar no concurso de TTN em 1990, na cidade de Ponta Porã. Atualmente sou analista judiciário do TRT do Espírito Santo.
Antônio Rogério Cardoso da Costa

Anônimo disse...

Devo muito a esse Grande Mestre, que se encontra na Espiritualidade. Sou muito grata por tudo que aprendi em suas aulas p/passar nos concursos que fiz e tbm me ensinou a olhar a Vida com outros olhos. Ele era único em seu método eficaz de ensino, nunca encontrei ngm nem de longe parecido. Que possa seguir na Luz seu caminho de evolução infinita. Siga em Paz, Paulo.

Anônimo disse...

Cresci ouvindo falar deste grande mestre. Minha mãe sempre disse que passou no concurso graças aos ensinamentos do professor Paulo de Tarso. Ele
impactou profundamente a vida da minha mãe, e por conseguinte, a de nossa família. Certamente cumpriu sua missão aqui nesta terra com nota 10!

Anônimo disse...

Também fui aluna do professor. Inesquecível. E fiquei emocionada com tantos relatos de gratidão . Também devo muito a ele.Que pena que já partiu 😔