quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uma questão político-gramatical

Sei que tal fato aconteceu faz tempo, antes das eleições. Mas tenho escutado tantos comentários sobre o assunto que me senti obrigado a dar minha opinião. Nada política, apenas como professor. É sobre o trecho da propaganda eleitoral do PT: O João Cândido é um dos navios que transportará as riquezas brasileiras.

Teve gente que, citando gramáticos ou não, garantiu estar errada a frase, pois deveria ser “transportarão”. De outro lado, afirmou-se que a Gramática aceita as duas formas - singular ou plural – do verbo. Citou-se até a Gramática do Celso Cunha, que diz ser a forma singular mais raramente utilizada, porém aceita.

De fato, as duas formas podem acontecer. A questão é o motivo. Não basta dizer que o singular é mais raro. O pouco uso do singular é consequência e não causa. Por que utilizamos muito mais a forma no plural?

O uso do verbo depende do que queremos comunicar, da lógica ou do significado do texto. Ou seja, o pronome relativo QUE pode ser O QUAL ou OS QUAIS. No texto em questão, pode significar que João cândido é um dos navios O QUAL transportará as riquezas brasileiras ou que João cândido é um dos navios OS QUAIS transportarão as riquezas brasileiras.

Por isso as duas são corretas, porém não na mesma situação. Não é uma questão de “tanto faz”. Dependendo do que se quer dizer, somente uma se aplica. Resumindo, se realmente só o João Cândido transportará as riquezas, o texto está correto; se vários navios transportarão as riquezas e João Cândido é um deles, o texto está errado.

Esta é a questão, meus amigos. E não se trata de decorar regras, mas da compreensão do texto. Principalmente por parte de quem está comunicando. Do jeito que está, o leitor só pode compreender que apenas um navio transportará as riquezas - o João Cândido. É isso que diz o verbo. Se a intenção de quem escreveu era essa, perfeito; senão...

Pelo bom senso e pela lógica, com o verbo no singular o ideal é a utilização de vírgula: João Cândido é um dos navios, que transportará as riquezas brasileiras.

Gerson Jorge

Nenhum comentário: