domingo, 11 de dezembro de 2011

Da Cidade das Serestas ao Bloco Vai-Quem-Vem

Muito já se falou sobre Conservatória, sua simplicidade, seus encantos, suas casas com nome de música, a serenata que corre a cidade durante a madrugada... Não sou o primeiro, nem serei o último, a se emocionar com a paz e a tranquilidade desse lugar simplesmente encantado, ou encantadoramente simples. Perdi a conta de quantas vezes estive por lá, a primeira em janeiro de 1983.

Desde então, durante mais de 25 anos passei férias, feriados e fins de semana no Hotel Fazenda Vilarejo. Lá, criamos uma família, filhos cresceram juntos. Os meus mais velhos desde 7 e 5 anos de idade; o mais novo, desde a barriga.

Hoje somos um grande grupo - se contarmos todos os cúmplices, passamos de 300 - que se encontra no Rio de Janeiro. Desde a turma que tem hoje por volta de 12 anos até os que já passaram dos 30, além de todos os pais. Nós nos encontramos, todos os anos, no Carnaval de Conservatória, mais precisamente no Carnaval do Hotel Vilarejo.

A culpa é de Lili e João, desse casal anfitrião maravilhoso. Sua família se juntou a de todos nós, desde que tudo começou. Sem perder a simplicidade, sem esmorecer na luta, cultivando a humildade e a sabedoria de quem trabalha – e muito – pondo o coração no dia a dia.

Em 1995, fundamos o nosso bloco, o Vai-Quem-Vem. Com orgulho dizemos que nosso bloco não cabe na avenida. Para que o final do bloco chegue à praça da apoteose de lá, é preciso seguir em frente, muito além do fim da rua. Porém, com muito mais orgulho podemos dizer que, se nosso bloco não cabe na avenida, “tanto riso, tanta alegria” não cabem dentro de nós.

Não há competição, não há jurados, notas, concorrentes ou inimigos. Apenas a alegria de pôr os pés na avenida e a boca no mundo. Cantando os sambas que, no fim das contas, falam de nós mesmos, de tudo que vivemos nesses anos todos. Coube a mim fazer as letras dos nossos enredos, emolduradas por melodias sempre marcantes: duas delas com Ruy Quaresma – meu parceiro musical há mais de 40 anos; treze em parceria com Lúcia e Orlando – amigos e parceiros de samba e de Vilarejo desde o início.

Convervatória e o Vilarejo estão lá, à espera de quem quiser sorrir. Nosso Carnaval continua, sempre pronto a receber mais um folião que queira curtir. Os sambas estão aí do lado, à espera de quem quiser ouvir.

Gerson Jorge

6 comentários:

Marcio Cardia disse...

Não sei o que falta mais para poder perceber sua presença no dia-a-dia. Tenho certeza de que este Blog nos será muito útil como fonte de pesquisa neste idioma que tanto nos enriquece, assim como fonte de cultura. Gerson, amigo e irmão, onde este elo floresceu graças a Lili e João, nesta cidade maravilhosa(Conservatória), neste local paradisíaco(Vilarejo) que faz parte do meu crescimento e da minha família. Gerson, fico feliz por você ser esta pessoa linda de espírito puro e que é merecdor de todo sucesso que puder alcançar. Marcio Cardia e Família

Marco Antonio Rabello disse...

Em nome dos Ex-alunos da Turma da Após-Furnas eu o parabenizo! Você merece, Mestre! Montar um blog "né" mole não. Tem que ter disposição. E esta não lhe falta nunca. Disposição em ensinar e continuar aprendendo sempre, para continuar ensinando sem parar. Este é o Gerson, que como eu também adora Conservatória, A Vila das Ruas Sonoras. Todos os anos eu e família vamos à Vassouras e damos uma "esticadinha" nos encontros dos Seresteiros em Conservatória. A magia do lugar purifica a alma. Valeu mesmo. Sucesso!
Marco Antonio Rabello (Ao Mestre com Carinho)

Unknown disse...

PARABÉNS Gerson !!!
Que o Senhor dos Mundos, nosso Grande Arquiteto do Universo, continue a inspirar os seus pensamentos e palavras, continue a iluminar os seus caminhos e continue a abençoar a sua vida !
Por favor não esqueça, estimado irmão, que quem ensina aprende duas vezes.
E pelo dia de hoje - 8/agosto - FELIZ DIA DOS PAIS !!!
QUE O SOL NOS ILUMINE !!!
Ney Ribeiro

Anônimo disse...

PERFEIÇÃO!!
Um blog dos mais completos e criativos.
Não é de se estranhar visto a sua competência e sensibilidade.
Gerson é todo emoção.
E Conservatória é um lugar sensacional. Depois que fui para o Hotel Vilarejo a primeira vez (JULHO/2007) não consigo passar um feriadão em outro lugar. Nesses três anos foram 20 (vinte) feriadões, e ratificando suas palavras - lá constituimos uma nova família com a fidalguia de nossos anfitriões Lili & João.
Parabéns Gerson pelo blog. Agora o Mundo vai te conhecer.
PAULO ROBERTO NOGUEIRA - P@ULINHO

Anônimo disse...

Fala ai, Professor???..Parabens pelo Blog...
Voce é um cara especial....Boa Alma...Bom Coração..Bom Marido...Bom Pai... Bom Amigo...Flamenguista, Extrovertido, Sincero, Meio viado (mas quem se importa??) rsrs
SUCESSSOOOO Te amamos ALEK, NATHALIA E NADINE

Anônimo disse...

Gerson,meus parabéns,esse site é ótimo,lembra os melhores momentos do Carnaval e todas as aventuras que já passamos,tenho certeza que virão muitos ainda,continue sendo essa pessoa sincera,de bem com a vida,um ótimo amigo,ou seja,com um bom coração,vc é muito especial e importante para nós.
Um beijooooo com muito carinho da Natália,Fátima e Mariazinha Vasconcelossssss